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[Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

 :: Ragex :: Tutorial

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[Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:27 pm

Conteúdo do Guia:



A - Perguntas Freqüentes e Informações Diversas.B - Entendendo os Atributos do seu Homunculus.C - Links diversos.D - Bugs conhecidos e Informações Práticas.E - Upando AFK.





1) O que é um Homunculus?
2) Como eu pego meu Homunculus?
3) Qual a diferença entre os tipos diferentes de Homunculus?
4) Como funciona o aumento dos atributos do meu Homunculus? (Atk, Flee, Def...)
5) Como eu consigo ver os atributos do meu Homunculus? (For, Int, Agi...)
6) Como pego meu Homunculus sem sair uma espécie ou forma indesejada do embrião?
7) Tem algum problema caso meu Homunculus morra?
Cool Qual a diferença entre Ressuscitar Homunculus 1 para 5?
9) Quais as raças de cada Homunculus?
10) Como controlo meu Homunculus?
11) O que é Inteligência Artificial (AI) dos Homunculus?
12) Por que meu Amistr/Lif não ataca?
13) Alterei a minha AI mas nada aconteceu!
14) E como meu homunculus upa?
15) Como meu homunculus ganha pontos para investir em suas habilidades?
16) O que eles comem? Quando preciso alimentá-los? E se eu esquecer de alimentá-los?
17) Mas o que é essa intimidade? Como aumento a minha intimidade e para que serve?
18) O que ganho evoluindo meu Homunculus?
19) Posso ter mais de um Homunculus?
20) Posso comprar um Homunculus que já esteja em um level alto?
21) Quando meu Homunculus morre ou eu o vaporizo, ele perde intimidade?
22) O que acontece se meu Homunculus der KS?
23) Posso buffar ou curar meu Homunculus?
24) Como funciona a skill de cura da Lif?
25) Por que meu Homunculus ataca mais rápido que eu se temos a mesma velocidade de ataque (ASPD)?
26) O que acontece com meu homunculus quando eu renascer?
27) O que é Dança da ASPD/Dancing dos Homunculus?
28) Como uso Poção do Vento no meu Homunculus?


1) O que é um Homunculus?


A alquimia possui três objetivos, o primeiro é transmutar metais
inferiores em ouro, o segundo fabricar o Elixir da Vida e o terceiro é
a criação de vida humana artificial à partir de materiais inanimados
(um clone na ascepção moderna), os Homunculus. (Fonte: Wikipedia)

No Ragnarök Online os Homunculus aparecem como seres criados pelo
Alquimistas, que o seguem e o acompanham nas aventuras, como um Pet.
Diferente da História, os Homunculus do RO se dividem em diferentes
tipos, com qualidades e características próprias.

2) Como eu pego meu Homunculus?


Primeiramente você precisa da habilidade “Bioética” (habilidade de
quest) e depois de um Embrião, item feito pelo próprio Alquimista com
os itens próprios para a criação, ou comprado em qualquer loja de
outros mercadores. Embriões feitos por diferentes alquimistas não
diferem em nada no Homunculus que se desenvolverá.
Você precisa dos seguinte itens, todos vendidos na guilda dos alquimistas em Aldebaran, para criar um embrião:

1 Semente da Vida
1 Orvalho da Yggdrasil
1 Cápsula da Criação
1 Manual de Criação: Vol.1: Poções Comuns (Não consumível no processo)
1 Vasilha de mistura

Quest para Bioética: (Fonte: Guia de Homunculus do Konde10) (http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/p/49051/398632.aspx#398632)


1.
para o Escritório Central de Lighthalzen a noroeste da cidade e
localize o soldado Reagen Baler [lhz_in01: 35, 225]. Fale com ele
usando o “Quatro Olhos” e o “Bigode Grisalho” para ter acesso ao
Laboratório da Bio-Vida. O Quatro-olhos é vendido no Vendedor de
Utilidades de Alberta, e o Bigode Grisalho no Vendedor de Utilidades de
Geffen.



2.
Haverá 4 portais depois que você entrar no laboratório, entre no portal
que fica ao nordeste e localize Ala Schultz [lhz_in01: 224, 140]. Fale
com ele até que ele se irrite com você.



3.
Localize Sugra Sater [lhz_in01: 225, 122] que está bem abaixo de Ala
Schultz. Fale com ele e ele pedirá para que você procure por Casey Bern.



4.
Localize Casey Bern [lhz_in01: 204, 138], que está a esquerda de Ala
Schultz. Fale com ele e ele pedirá que você procure Blinzer, na cidade
de Lighthalzen.



5.
Vá ao restaurante de Lighthalzen, que é localizada bem acima da Kafra
central, e localize o Sr. Blinzer [lhz_in02: 278, 273] no quarto a
direita, que é um bar. Fale com ele e você aprenderá sobre os
Homunculus.

6. Retorne
ao Ala Schultz [lhz_in01: 224, 140] e fale com ele. Fale que você
aprendeu sobre os Homunculus, e você terá que responder 3 questões. As
respostas são:
a.) ”Vaporizar”.
b.) “Embrião”.
c.) “Ressurreição de Homunculus”.
Ele não ensinará ainda como criar Homunculus até que ele reconheça seu desempenho.

7.
Encontre a família de Ala Schultz em uma casa e fale com eles. Eles
ficam a noroeste de Lighthalzen, bem atrás da Delegacia de Polícia.
Fale com Gwenlin [lhz_in03: 106, 34].



8.
Retorne a Ala Schultz [lhz_in01: 224, 140] mais uma vez. Fale com ele,
e então haverá uma nova opção, "Eu quero falar sobre algo mais”. Então
fale com ele várias vezes, até que você aprenda a habilidade “Bioética”.


Nota:
Para Criadores que ja tiveram a habilidade quando Alquimista, basta
falar mais uma vez com o NPC Criador, em Valhala, que ele lhe dará a
habilidade.




Após ter pego a habilidade Bioética, chegou a hora de conseguir um
embrião e por fim seu Homunculus. Use a habilidade “Preparar Poção” com
os itens necessários em mãos e caso acerte você ganhará o item
“Embrião” no seu inventário. Logo, use a skill "Criar Homunculus" para
invocar seu primeiro Homunculus, que gastará uma unidade de Embrião e
aparecerá um Homunculus novo e aleatório, no nível 1. Quando quiser,
poderá usar a skill "Vaporizar" para guardar seu Homunculus (ele
precisa estar com mais de 80% do HP), e Ressuscitar Homunculus caso ele
morra numa batalha. Vale ressaltar que ao vaporizá-lo o item Embrião
não volta ao seu inventário, o Homunculus está para sempre ligado à
você, desde que não resolva se desfazer permanentemente dele, clicando
no botão "Delete", na janela de atributos dele. Lembre-se que são
Homunculus e embriões, e não Ovos de Pets. Caso não esteja satisfeito
com seu Homunculus atual esse processo de deletar também é indicado.



Última edição por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:36 pm, editado 1 vez(es)

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:29 pm

3) Qual a diferença entre os tipos diferentes de Homunculus?


Existem quatro espécies básicas de homunculus: Vanilmirth, Amistr, Lif
e Filir. Cada espécie tem duas formas, e cada forma tem o sprite inicial
e o sprite da forma evoluída, totalizando 16 sprites diferentes. Todos os
Homunculus da espécie Vanilmirth tem as taxas de crescimento parecidas,
as skills iguais, só mudando a fisionomia (sprite). Não há
diferença constante sobre superioridade da forma Vanilmirth2 sobre a
forma Vanilmirth1, por exemplo, mas Homunculus evoluídos geralmente são
melhores que suas formas não evoluídas pelo bônus da evolução e a 4°
habilidade.
Ao evoluir cada Homunculus ganha uma skill extra e
muda de aparência. A seguir, um breve resumo de cada Homunculus e suas
habilidades:


Lif


~



Lif, Homunculus com grande semalhança Humana, lembrando uma espécie de
Elfa ou Ninfa. A Lif apresenta um importante lado suporte, com sua
habilidade de cura e sua habilidade de aumentar a velocidade de
movimento. Sem dúvida é a melhor companheira para Alquimistas que
buscam um Homunculus que dê suporte e flexibilidade, mas que saiba se
defender muito bem quando precise.
Alquimistas que possuem uma
Lif sempre sabem muito bem que o fato de ela não poder atacar à
distância e ter o pior poder de esquiva dentre as 4 espécies, é
recompensado em dobro com o altíssimo dano que pode superar os 1400 Atk, e
sua alta defesa e velocidade de movimento, conseguidos através da
habilidade Bater em Retirada e Esforço Mental.
Lif atua
razoavelmente bem no suporte à criadores MVP pelo fato de dar grande
velocidade de movimento, mas a falta de esquiva não a permite ser uma
boa Tanker de MVPs e monstros mais fortes. Sem dúvida é um Homunculus
indicado para Alquimistas mais experientes, pois o Up e o controle da
mesma requer maiores habilidades para alcançar seu verdadeiro
potencial. Homunculus menos indicado possível para o estilo de up AFK.

Vídeos

Lif e Vanilmirth upando em Kunlun (Agradecimentos Carabina's Potter) (http://www.youtube.com/watch?v=BwRqdGKEc7k)
Lif dando suporte em Bathorys (http://www.youtube.com/watch?v=LlgC0OhEXms)
Lif upando em Bathorys (http://www.youtube.com/watch?v=4m8FXd9EZ3s)
Lif upando em Tam Ruam (http://www.youtube.com/watch?v=A6tYkuYzhjc)
Lif + Party vs Serpente Suprema (http://www.youtube.com/watch?v=2K73XamwZkU)



Habilidades





Cirurgia Cerebral


Pré-Requisito: Cura pelas Mãos Level 5
Level Máximo: Level 5
Aumenta seu SP Máximo, sua Taxa de Recuperação de SP e a eficiência da habilidade Cura pelas Mãos.

Nível Efeito

1 SP Máx +1%, Recuperação de SP +3%, Cura pelas Mãos + 2%
2 SP Máx +2%, Recuperação de SP +6%, Cura pelas Mãos + 4%
3 SP Máx +3%, Recuperação de SP +9%, Cura pelas Mãos + 6%
4 SP Máx +4%, Recuperação de SP +12%, Cura pelas Mãos + 8%
5 SP Máx +5%, Recuperação de SP +15%, Cura pelas Mãos + 10%




Cura pelas Mãos




Pré-Requisito: Nenhum
Level Máximo: Level 5


Cura o Alquimista, e somente
ele. A habilidade funciona exatamente como a habilidade Curar dos
Noviços, porém com nível máximo 5 e sem seleção de alvo. Consome uma
Poção Vermelha Compacta por vez de uso.





Esforço Mental

Pré-Requisito: Lealdade alta na forma evoluída

Level Máximo: Level 3


Habilidade
suprema da Lif. Concede um bônus de Int e Vit, e nesse tempo seus
ataque corpo-a-corpo passam a ser baseados no valor do MAQT, e não do
ATQ.



Nível Duração Delay Bônus Int Bônus Vit





1 1 Minutos 10 Minutos 20
30
2 3 Minutos 15 Minutos 40 60
3 5 Minutos 20 Minutos 60 90




Bater em Retirada




Pré-Requisito: Cura pelas Mãos 3

Level Máximo: Level 3


Aumenta temporariamente a velocidade de movimento do Alquimista e do Homunculus.






Nível Velocidade Duração SP

1 10% 40s 20
2 20% 35s 25
3 30% 30s 30
4 40% 25s 35

5 50% 20s 40


Vanilmirth



~



Vanilmirth, o mais popular Homunculus em todos os servidores de RO. A
flexibilidade do Vanilmirth é muito grande, pois seus stats alcançam os
maiores números dentre todas as espécies. Ele alcança uma Agi/For igual
ou maior que de um Filir, uma Vit igual ou maior que de um Amistr e uma
Int igual ou maior que de uma Lif. Tudo isso misturado com suas
habilidades podem causar grandes estragos. Indicado para alquimistas
iniciantes, pelo up mais simples e grande força ofensiva e defensiva.
Atua muito bem como Tanker para MVPs, pela alta esquiva e boa Def.
Combinado com as habilidades do Alquimista e do Criador, chega a matar
várias classes em PvP e Woe com sua habilidade Capricho, e muito mais
com sua 4°Habilidade, Auto-Destruição. Homunculus mais indicado para o
AFK up.

Vídeos

Vanilmirth vs Eddga (http://www.youtube.com/watch?v=RsoeWcQe6Tg)
Vanilmirth upando em Ice Dungeon 3 (http://www.youtube.com/watch?v=Cg7AI5AKurU)
Vanilmirth vs Phreooni (http://www.youtube.com/watch?v=2tu3zrDgBU0)
Vanilmirth e Lif upando em Kunlun (Agradecimentos Carabina's Potter) (http://www.youtube.com/watch?v=BwRqdGKEc7k)

Habilidades






Capricho




Pré-Requisito: Nenhum
Level Máximo: Level 5


Usa aleatoriamente Lanças de Fogo / Lanças de Gelo / Relâmpago / Colune de Pedra no alvo selecionado.



Nível SP Efeito

1 22 Magia tipo lança nível 1
2 24 Magia tipo lança nível 2
3 26 Magia tipo lança nível 3
4 28 Magia tipo lança nível 4
5 30 Magia tipo lança nível 5




Benção Caótica




Pré-Requisito: Capricho level 3
Level Máximo: Level 5


Cura um alvo próximo, que pode ser o Homunculus, o Alquimista ou um Inimigo.



Nível
Nível da Cura Chance de Curar o Inimigo Chance de
Curar o Homunculus Chance de Curar o Alquimista

1
1 50%
20% 30%
2
1~2 40%
50% 10%
3
1~3 25%
25% 50%
4
1~4 36%
60% 4%
5
1~5 33%
34% 33%

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:30 pm

Mudança de Planos


Pré-Requisito: Capricho level 5
Level Máximo: Level 5



Aumenta a Int e a For do Vanilmirth.
Nota: Esta Habilidade possui um Bug, consulte a Sessão Bugs.


Nivel Bônus Int Bônus For
1 +1 +1
2 +2 +1
3 +3 +3
4 +4 +4
5 +5 +4




Auto-Destruição





Pré-Requisito: Lealdade Alta com a forma evoluída
Level Máximo: Level máximo 3


Sacrifica
a Lealdade do Homunculus, para que ele possa explodir e alcançar um
grande dano. Afeta todos os inimigo numa área de 9x9 de onde o Vanil
explode. A lealdade mínima para se usar a Habilidade é Neutra, e após isso a lealdade volta para Não Amigo. O dano ignora a defesa dos alvos.
Use Ressuscitar Homunculus para que seu Vanil volte.

Nível Dano

1 HP do Vanil * 1
2 HP do Vanil * 1,5
3 HP do Vanil * 2

Filir

[ Por algum Bug misterioso o Fórum não aceita a imagem do Filir por nada que eu faça o.o' (Host, link, nome...)]

[img]http://www.beat-up.com/img/gif/homunclus/filir/filir_wait1.gif" border="0" /> ~


Filir também é um Homunculus voltado para a batalha, concentrando seu
ponto forte em Ataque e Esquiva. Podendo alcançar valores altíssimos de
Esquiva, o Filir torna-se um bom Tanker/Mober na base da Esquiva, mas
em se tratando de ataques nevermiss, o Filir é muito prejudicado por
sua baixíssima defesa e HP. Suas habilidades de combate são voltadas
para aumento de Ataque e Esquiva, bem como sua Habilidade de dano, o
Pica-Pau. Ao evoluir o Filir ganha sua 4° e suprema habilidade, SBR.44,
de dano altíssimo. O lado ruim desta habilidade é o tempo de espera
para poder usar outra vez com a mesma intensidade. Homunculus também
muito indicado para o up estilo AFK.

Videos

Filir vs Grifo (http://www.youtube.com/watch?v=rsLhf6cSHFM)
Filir upando em Bathorys (http://www.youtube.com/watch?v=FH6tV9hFIlw)
Filir usando S.B.R.44 (http://www.youtube.com/watch?v=Eu7tnWapxHg)

Habilidades






Vôo Acelerado




Pré-Requisito: Frenético Level 3
Level Máximo: Level 5


Aumenta temporariamente a Esquiva do Filir. Esta habilidade possui um Bug, visite a Sessão Bugs.



Level Bônus Esquiva Duração Delay SP

1 +20 60s 60s 30
2 +30 55s 70s 40
3 +40 50s 80s 50
4 +50 45s 90s 60
5 +60 40s 120s 70







Frenético




Pré-Requisito: Pica-Pau Level 3
Level Máximo: Level 5


Aumenta a Velocidade de Ataque e o Ataque temporiariamente.




Nível Bônus ASPD Bônus Ataque Duração Delay SP

1 3% 110% 60s 60s 30
2 6% 115% 55s 70s 40
3 9% 120% 50s 80s 50
4 12% 125% 45s 90s 60
5 15% 130% 40s 120s 70




Pica-Pau




Pré-Requisito: Nenhum
Level Máximo: Level 5


Ataca o monstro com grande força.



Nível Número de Hits Dano SP

1 1 220% 4
2 2 330% 8
3 2 440% 12
4 2 550% 16
5 3 660% 20

S.B.R.44

Sacrifica toda a lealdade do Filir em troca de um grande dano em um alvo. Dano redutível por Def.


Nível Dano

1 Intimidade * 100
2 Intimidade * 200
3 Intimidade * 300




Amistr


~



Amistr, o Homunculus Defensor. Com seu superior poder defensivo, o
Amistr neutraliza boa parte do dano recebido. Com uma Esquiva superior
da Lif, e defesa superior a todos os outros, o Amistr é a melhor opção
para jogadores que precisam de um Tanker para MVPs, Mini-Boss, ou
simplesmente fazer Mobs para serem mortos pelo Alquimista com ajuda do
Amistr. Seu poder ofensivo é o mais baixo dentre as 4 espécies, mas sua
grande capacidade de cura por poções, recuperação natural de HP, defesa
por skills e Vit, facilitam seu Up deixando-o barato, porém inferior ao
dos outros em termos de Experiência por hora. Sua 4° habilidade, Desejo
Sangrento, melhora consideravelmente seu poder ofensivo, e torna seu
Amistr quase imortal pelo HP sugado do alvo e as skills passivas de
Def. Homunculus não muito indicado para o AFK pela ausência de Atk e
habilidades ofensivas.

Vídeos

Amistr mobando no formigueiro (http://www.youtube.com/watch?v=3TrQdHobLFI)
Amistr upando nos Golens (http://www.youtube.com/watch?v=PHp4i7_G2v0)
Amistr mobando no formigueiro 2 (http://www.youtube.com/watch?v=ygSzg3_2gaQ)

Habilidades






Pele de Adamantiun


Pré-Requisito: Fortaleza Level 3

Level Máximo: Level 5


Aumenta a Defesa, o HP máximo e a Taxa de Recuperação de HP.

Nível Máximo HP Recuperação de HP Armor DEF


1 +2% +5% +4
2 +4% +10% +8
3 +6% +15% +12
4 +8% +20% +16
5 +10% +25% +20


Trocar de Lugar




Pré-Requisito: Nenhum

Level Máximo: Level 5


Troca instantaneamente de lugar com o Alquimista, indo cada um para a célula que o outro estava anteriormente.



Nível Chance de Sucesso

1 20%
2 40%
3 60%
4 80%
5 100%






Fortaleza




Pré-Requisito: Trocar de Lugar level 5

Level Máximo: Level 5


Aumenta temporariamente a Armor Def do Amistr.



Nível Defesa Extra Duração SP
1 DEF + 2 40s 20
2 DEF + 4 35s 25
3 DEF + 6 30s 30
4 DEF + 8 25s 35
5 DEF + 10 20s 40 Desejo Sangrento


Pré-Requisito: Lealdade Alta com o Amistr na forma evoluída

Level Máximo: Level 3

Esta
habilidade aumenta o ataque do Amistr, e faz com que ele absorva 20% do
dano causado e transforme em HP para ele, efeito semelhante da Carta
Mosca Caçadora. Consome 120 SP para ser ativada. Esta habilidade torna
o Amistr extremamente melhor para o UP.

Nível Bônus de Atque Chance de Absorver HP Duração Delay1 +30% 3% 1 Min 5 Min
2 +40% 6% 3 Min 10 Min
3 +50% 9% 5 Min 15 Min

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:31 pm

4) Como funciona o aumento dos atributos do meu Homunculus? (Atk, Flee, Def...)




Todo Homunculus tem sua "build", com os atributos que são
For/Agi/Des/Int/Vit/Sor/HP/SP. O que difere da build deles é o aumento
aleatório dos atributos sem a interferência do dono. Nada externo
influi nas taxas de crescimentos dos atributos do seu Homunculus. É
algo automático que segue uma tendência natural da cada indivíduo. Um
Homunculus, seja de qualquer espécie, com INT alta, por exemplo, pode
seguir com esse aspecto por um bom tempo, bem como pode ter uma mudança
radical e parar o crescimento de INT por vários leveis. É totalmente
aleatório, e o dono do Homunculus só pode torcer para que ele saia como
o esperado.
Vale ressaltar que nenhum homunculus é igual a
outro, e que no 99 dois homunculus, por exemplo, que tiveram seus
crescimentos diferentes não ficarão iguais.
Existe uma taxa
média de crescimento para cada atributo de cada Homunculus em leveis
diferentes, à partir daí, confere-se se os atributos do seu Homunculus
estão acima ou abaixo da média para aquele level, e cada pessoa tira
suas próprias conclusões. Para ajudar existem calculadoras que fazem
esse processo.

Tabela dos stats Médios:



5) Como eu consigo ver os atributos do meu Homunculus? (For, Int, Agi...)


Conteúdo baseado no Guia do Necronx "Criando seu Homunculus Perfeito".
http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/140923.aspx


Para saber como anda o crescimento dos stats do seu homunculus, existem
algumas calculadoras que comparam os stats do seu com os stats médios
de cada espécie (vide tabela acima). Para usar ela é bem simples, basta
inserir os dados do seu homunculus e analisar os números gerados. Esses
números podem ser comparados com uma tabela do site a seguir.
Após comparado, cada stat do seu Homunculus entra em uma classificação, que vai de Abysmal (Terrível) a Amazing (Magnífico).

Link para calculadora de Homunculus: http://ww4.enjoy.ne.jp/%7Eto4/hom/hom.html
Link para Tabela de Comparação de Stats: http://ro.doddlercon.com/homunstats/

Aconselho
uma visita ao Guia do Necronx para maiores informações:
http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/140923.aspx

6) Como pego meu Homunculus sem sair uma espécie ou forma indesejada do embrião?


Outra coisa totalmente aleatória. Não acredite em demais calculadoras
que mostram “chances de ganhar determinada espécie dependendo da sua
build”. Caso o Homunculus que saiu para você não seja o seu preferido,
clique no botão “Deletar” na janela. Mas cuidado! Um Homunculus
deletado não é o mesmo que Vaporizado, ele some definitivamente do
jogo, e você terá de invocar outro Homunculus usando outro embrião.



7) Tem algum problema caso meu Homunculus morra?


Bem, caso o HP do seu homunculus chegue a zero, ele não fica desmaiado
no chão como um jogador. Ele simplesmente some como um monstro qualquer
derrotado e aparace um emoticon “/snif” na cabeça do seu personagem.
Para ressuscitá-lo não é necessário Folha de Yggdrasil e afins, basta
que use a habilidade "Ressuscitar Homunculus". Eles não perdem Exp ao
morrerem e não sofrem nenhuma penalidade.

Cool Qual a diferença entre Ressuscitar Homunculus 1 para 5?


Mais HP recuperado depois de ressuscitado por menos SP gasto. Tempo de
conjuração é idêntico para os 5 leveis, porém redutível por Dex.

Level HP Recuperado SP Usado
1 20% 74
2 40% 68
3 60% 62
4 80% 56
5 100% 50

9) Quais as raças de cada Homunculus?

Lif Humanóide
Vanil Amorfo
Amistr Bruto
Filir Bruto

10) Como controlo meu Homunculus?


Existem os controles manuais básicos para seu Homunculus, mas somente
são usados caso queira interferir na AI. Com uma AI bem configurada seu
Homunculus fará tudo sozinho sem que você precise comandar manualmente.

Mover-se


Pressione ALT+Botão Direito no chão para fazer com que o Homunculus
mova-se até lá. Este comando se sobrepõe a todos os outros comandos e
funções da AI. Lembre-se: o Homunculus não pode se mover para muito
longe de você.

Atacar


Selecione um inimigo com ALT+Botão Direito, e então pressione novamente
ALT+Botão Direito para que o Homunculus comece o ataque ao alvo. Para
Cancelar, apenas faça com que ele se mova para outra célula ou dê Alt+T.

Passivo / Agressivo


Pressione ALT+T para alternar entre o modo passivo/agressivo. Ou clique
com o Botão Direito no Homunculus e selecione "Guardar".

Usar Habilidades


As Habilidades do seu Homunculus pode ser encontrada na Janela de
Informações dele (Alt+R) e depois clicando no botão "Hab". Elas podem
ser inseridas nas barras de Atalho juntamente com as habilidades do
Alquimista.

11) O que é Inteligência Artificial (AI) dos Homunculus?


Os Homunculus podem ser programados através de Inteligência Artificial,
feita por programação em linguagem Lua. Os aquivos .lua podem ser
abertos em editores de Texto como Word, Word Pad e Bloco de Notas.
Desse modo, as configurações dessa AI podem ser mudadas pelo usuário, e
as possibilidades de programação são infinitas. Tudo é escrito em
linhas de comando interpretadas pelo RO, que fazem com que seu
Homunculus atenda às imposições feitas pela AI. Na pasta do seu RO
existe a AI básica da Gravity, mas que faz funções muito limitadas, uma
AI editada por você ou alguém que entenda do assunto pode livrar você
de comandos manuais e deixar seu Homunculus capacitado para upar
sozinho sem que você precise fazer quase nada, a não ser alimentá-lo.
Através dessas configurações, você pode fazer coisas do tipo:


* Atacar ou Evitar monstros escolhidos, bem como o números de habilidades, a prioridade de ataque...
* Uso de habilidades do Alquimista como Cura, Arremessar Poção, Cavalo-de-Pau...
* Uso de habilidades do Homunculus como Bater em Retirada, Capricho, Pica-Pau...
* Seguir o dono, circular o dono quando estivel com HP/SP cheios, não mover-se a menos que o dono se distancie...




Existem vários guias que ajudam jogadores sem experiência em
programação e em linguagem Lua fazerem suas AIs, eu particularmente
recomendo o uso da ai MirAI, uma AI pronta para baixar e de fácil
configuração. Estou disponibilizando alguns dos Links:

MirAI - Programação Facilitada de AI ~ Por Mew, eu mesmo o.o" (http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/124017.aspx?PageIndex=1)


Neste Guia eu expliquei como usar a AI mais popular, o MirAI.
Resumidamente é uma AI com Janela para edição, que separa configurações
básicas como "Arremeço automático de poções", "Prioridades e
características do seu Homunculus em combate", "Uso automático de
habilidades do Alquimista e do Homunculus", dentre outras configurações
básicas. O MirAI altera sozinho as linhas de comandos sem que você
precise aprender nada sobre linguagem lua e programação, depois de
escolhida suas configurações na janela.

MirAI 1.2.2 + AddOns by Ellye - Configuração Facil ~ Por Ellye http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/198309.aspx?PageIndex=1


Mais uma vez Ellye mostra sua PS em AI. Neste guia é mostrado um
"Upgrade" feito por Ellye no MirAI, habilitando configurações
importantes para o Up que até então não existiam pelo MirAI. Recomendo
o uso dele.

12) Por que meu Amistr/Lif não ataca?


Na AI básica da Gravity, Amistr e Lif são passivos e só atacam caso o
dono for atacado ou o Homunculus for comandado manualmente para atacar.
Recomendo uma troca de AI por outra de configurações melhores que a AI
porca da Gravity.

13) Alterei a minha AI mas nada aconteceu!


Mesmo alterando sua AI, ainda existem na sua pasta de RO as duas AIs: a
Básica da Gravity e a AI que você editou. Para alterar entre uma e
outra, use o comando /hoai no jogo. Uma das duas mensagens a seguir
aparecerá:


Homunculus é controlado pelo jogador - Significa que a AI usada é a AI editada por você.
Homunculus é controlado por ele mesmo - Significa que a AI usada é a básica da Gravity.


14) E como meu homunculus upa?




Homunculus tem seu level independente do Alquimista, tendo apenas level
de Base, sem level de Classe. Segue abaixo a tabela de Exp de
Homunculus:



Para entender melhor como o homunculus recebe a Exp, citarei alguns exemplos:



Supondo aqui que um monstro dê 2000 de Exp de base e 1000 de Exp de classe, tenha 10.000 de HP.

1 - O Homunculus mata o monstro sozinho:

Alquimista: 2000xp base e 0xp classe.

Homunculus: 2000xp.

2
- Caso o Homunculus me ajude com apenas 50% de todo o dano: (5.000 de
HP tirados pelo Alquimista e 5.000Hp tirados pelo Homunculus)

Alquimista: 2000xp base e 500xp classe.

Homunculus: 1000xp.

3 - Se o alquimista matar o monstro sozinho enquanto o homunculus fica parado:

Alquimista: 2000xp base e 1000xp de classe.

Homunculus: 0xp

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:34 pm

Concluindo, experiência ganha pelo Homunculus é:

XP de base do Monstro * (Dano do Homunculus no monstro) / (Dano total do Homunculus + Alchie)

Ou

XP de base do Monstro * Porcentagem de dano que o Homunculus tirou do monstro.

Locais indicados para UP, para todos os tipos de Homunculus. (A Lif possui Esforço Mental)

1~15 - Tanque alguns Poporings para seu Homunculus, o mapa da Poringlândia (pay_fild04) é ótimo.

15~30 - Tanque
Metalings para seu Homunculus. Caso você precise gastar muitas poções
para segurar os metalings, fique andando em circulos e use uma poção do
vento ou machado sangrento para que seu Homunculus mate enquanto você
foge. (lhz_fild01)

30~45 -
Mobe uma quantidade de Besouros Ladrões Machos e Esporos Venenosos, e
após juntar uma quantidade que tanque facilmente, use "Criar
Homunculus". Assim, seu Homunculus matará um por um sem que os Besouros
"virem" no Homunculus. Leve algumas Ervas Verdes(prt_sewb3). Outro bom
lugar, caso o gasto de poções seja viável, são os Siromas, no primeiro
andar da Caverna de Gelo. (ice_dun01)

45~80 -
Tankar Grand Orcs com o Homunculus vaporizado, para depois usar Criar
pode ser muito bom, ou então deixe que seu Homunculus mate Zenorcs
sozinho. Outra boa opção são Bathorys, principalmente para Filir.
Siromas no primeiro andar da Caverna de Gelo, são ótimos também. Caso o
gasto de poções esteja muito alto, procure tancar os monstros para seu
Homunculus, ou procurar lugares onde os monstros são mais fáceis para o
Homunculus solar.

80~99 -
Zenorcs, Grand Orcs da Torre do Relógio de Aldebaran (alde_dun02),
Segundo andar da Caverna de Gelo, Superfície da Ilha Tartaruga, Pungus
(ein_fild01). Lembre-se que Upar online junto com seu Homunculus supera
qualquer tipo de up AFK.

Nota: Homunculus atuam como KS, caso
ataque o mesmo monstro que o alquimista. Isso quer dizer que ambos
recebem um aumento de 20% na XP ganha.


15) Como meu homunculus ganha pontos para investir em suas habilidades?


Diferente dos Players, os Homunculus não têm nível de classe, para
ganhar pontos para investir em suas habilidades então, eles utilizam o
próprio nível de base. No level 3 seu homunculus ganha o primeiro
"Skill Point", e a cada três leveis ele ganha mais um. Resumidamente, a
cada múltiplo de 3 seu Homunculus ganha um novo ponto para investir nas
habilidades. E sim, muitos pontos irão sobrar nos leveis mais altos do
seu homunculus.
Vale ressaltar que a Árvore de Habilidades do
Homunculus é totalmente isolada e independente da do Alquimista, e
vice-versa.



16) O que eles comem? Quando preciso alimentá-los? E se eu esquecer de alimentá-los?

Amistr: Zargônio (Loja de Utilidades de Geffen)
Filir: Garleta (Loja de Utilidades de Geffen)
Lif:
Ração para Bicinho
(NPC que vende itens de PETS – Próximo ao PvP de Prontera)
Vanilmirth: Scell (Loja de Utilidades de Geffen)


Para que ganhe o bônus máximo de intimidade é necessário alimentá-lo
entre 11%~25% uma vez, e esperar até que a barra desça até 11%~25% para
alimentá-lo de novo, e assim sucessivamente. Alimentando-o em outros
momentos ele pode não ganhar o bônus máximo ou até perder.
A Barra de fome pode ser vista na Janela de Informações do Homunculus. (Alt+R)

1 ~ 10% Fome + 0.5 pontos
11 ~ 25% Fome + 1 ponto
26% ~ 75% Fome + 0.75 pontos
76% ~ 90% Fome - 0.05 pontos
91% ~ 100% Fome - 0.5 pontos





Caso o medidor de fome fica abaixo de 10 por um determinado período de
tempo ele perde valiosos pontos de intimidade. Caso a pontuação total
da intimidade chegue a zero, ele abandonará você assim como Pet normal
faz. Então, lembre-se muito bem de vaporizá-los antes de deixar
vendendo ou ficar AFK. A cada minuto o medidor desce em 1%, e a cada
hora passando fome (Barra abaixo de 10) ele perde 20 Pontos de
Intimidade.

17) Mas o que é essa intimidade? Como aumento a minha intimidade e para que serve?


Seu homunculus nasce com 21 pontos de intimidade aproximadamente.
Quando sua intimidade chega a 911 pontos, finalmente você pode evoluir
seu Homunculus.

4 - 10 - Não Amigo
11 - 100 - Baixíssima
101 - 250 - Baixa
251 - 750 - Nenhuma
751 - 910 - Neutra
911 - 1000 - Alta

Nota:
De acordo com cálculos, alimentando seu Homunculus sempre entre 11~25%
sem deixá-lo passar fome demorariam cerca de 166 horas para alcançar
911 pontos e poder evoluí-lo.

18) O que ganho evoluindo meu Homunculus?


Ao evoluir seu Homunculus, além dele ganhar uma forma maior e mais
intimidadora, ele pode conseguir sua 4° Habilidade ao chegar na
intimidade alta novamente, e ganha um bônus em cada atributo que vai de
1 a 10, aleatoriamente. Não necessariamente ele ganhará o mesmo valor
para todos os atributos, sorteia-se um por um. Para evoluir, o
Homunculus precisa da lealdade Alta, e do item Pedra do Sábio. Basta
dar um duplo click na pedra e pronto.



19) Posso ter mais de um Homunculus?

Não. Você terá que deletar permanentemente seu Homunculus atual caso queira invocar outro, e gastar mais um embrião.

20) Posso comprar um Homunculus que já esteja em um level alto?


Não, quando vaporizado, o Homunculus simplesmente fica "invisível", ele
não "volta para o embrião" como os Pets fazem. Não confunda.



21) Quando meu Homunculus morre ou eu o vaporizo, ele perde intimidade?

Não. Não precisa se preocupar, segue abaixo os meios de perder intimidade:

1 - Alimentando-o indevidamente.

2 - A 4° skill do Vanil e do Filir que sacrificam pontos de intimidade.

3 - Evoluindo-o, onde ele volta para 10 de intimidade.

22) O que acontece se meu Homunculus der KS?



Fonte: http://games.levelupgames.uol.com.br/ragnarok/suporte/tabela_punicoes.php

23) Posso buffar ou curar meu Homunculus?


Eles não podem ser curados pela habilidade “Curar”, e nem pode-se usar
nenhum tipo de Buff neles. Há um bug que em PvP e Woe pode-se buffar os
Homunculus com certas habilidades como Benção e Agi Up. Não há relato
de ninguém comprovando se realmente eles ganham o bônus nos atributos
da Benção e do Agi Up, mas é fato que ele passa a andar mais rápido.A
habilidade Eske dos Espiritualistas não pode ser usada nos Homunculus.

O único meio de curá-los é com a skill “Arremessar Poção”. Entretanto,
Alquimistas na mesma party podem usar “Arremessar Poção” no Homunculus
do outro Alquimista. Eles não podem ser curados pela skill “Arremessar
Poção Compacta” de Criadores.

Alguns status como congelamento e atordoamento afetam eles, mas podem ocorrer alguns Bugs.
Lex Aeterna não funciona para nenhuma skill deles, mas funciona corretamente para ataques corpo-a-corpo.

24) Como funciona a skill de cura da Lif?


Funciona igualmente à skill de cura dos noviços, se tratando do valor
curado. Entretanto gasta uma Poção Vermelha Compacta e não pode
escolher o alvo. Ela curará automaticamente o alquimisa quando usada.
Consequentemente não Mata Mortos-Vivos. O valor curado pode parecer
baixo pois o level máximo é 5, equivalente a uma cura nível 5. Há um
Bug nesta habilidade, visite a sessão Bugs.
Segue abaixo a tabela para encontrar o valor curado: (Fonte: http://www.rocards.de/)




25) Por que meu Homunculus ataca mais rápido que eu se temos a mesma velocidade de ataque (ASPD)?


A fórmula da ASPD dos Homunculus é diferente dos players. Mesmo tendo o
mesmo valor em número, na prática é diferente entre Alquimistas e
Homunculus. Alguns bugs e configurações causados pela AI também afetam
a ASPD dos mesmos.

26) O que acontece com meu homunculus quando eu renascer?

Ele simplesmente desaparece e volta intacto quando virar Criador. É como se ele vaporizasse.

27) O que é Dança da ASPD/Dancing dos Homunculus?

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:34 pm

Depois de uma certa atualização, ouve uma redução muito grande na Aspd
dos Homunculus, na qual precisava esperar que o Sprite do Homunculus
terminasse sua animação. Para burlar esse sistema, uma modificação na
AI faz com que, imediatamente após um ataque o Homunculus ande uma
célula para o lado do monstro, ataque outra vez e ande mais uma célula,
assim sucessivamente. Desse modo o Homunculus não precisa esperar a
animação do sprite, aumentando sua ASPD, e o movimento ganhou o apelido
de Dancing.
Não se trata de um abuso de Bug, pois a resposta da Graviy foi: "Se é configurável pela AI, está OK." (By Doddler)


Para ativar a dança de uma forma simples e sem precisar mecher nas
linhas de comando através do WordPad, do seu MirAI ou de sua AI, dê uma
olhada no tópico da Ellye sobre os Adds no MirAI.

(Obrigado Ellye mais uma vez!)

MirAI 1.2.2 + AddOns by Ellye - Configuração Facil ~ Por Ellye

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/198309.aspx?PageIndex=1

28) Como uso Poção do Vento no meu Homunculus?


O Homunculus quando invocado pela habilidade Criar Homunculus aparece
com a mesma velocidade de movimento do Alquimista. No caso, quando o
Alquimista estiver sob efeito de itens como Poção do Vento, Buffs como
Agi Up, Bater em Retirada, Machado Sangrento, o efeito passa para o
Homunculus.
Vaporize o Homunculus, dê um duplo click na Poção do
Vento e use Criar Homunculus de novo. O Homunculus estará sob efeito da
Poção do Vento até ser Vaporizado / Teleportado / Trocado de Mapa,
mesmo acabando o efeito no Alquimista.
O Homunculus terá o mesmo
efeito de velocidade bugada caso o Alquimista use Criar Homunculus em
Pântano dos Mortos ou sob efeito de Agi Down.



Segue abaixo as fórmulas e explicações para os stats do seu Homunculus da janela do mesmo. (alt + R)

ATQ: Fórmula para calcular o dano do seu Homunculus com ataque corpo-a-corpo.
Min ATQ = For + [For / 10] ^ 2 + Des
Max
ATQ = For + [For / 10] ^ 2 + Max(For + Level ou Dex [o que for maior])
<-- este é o ataque que você vê na janela do Homunculus.

( Nota: Na maioria dos casos, For+Lvl > Des, logo a fórmula simplifica-se para ATQ = Level + (For * 2) + [For/10]^2 )

MATQ : Fórmula para calcular o MATQ.
Fórmula: MATQ = INT + [INT/5]^2

HIT : Quão bem seu Homunculus consegue acertar seus inimigos com ataques corpo-a-corpo.
Fórmula : HIT = Level + DEX

CRIT : Apenas um indicador de que seu crescimento de SOR está alto ou baixo. Homunculus não usam ataques críticos.

Fórmula : Crit = [SOR/3] + 1

DEF : Fórmulas para indicar a defesa contra ataques corpo-a-corpo.

Fórmula:
Armor Def = [Level / 10] + [Vit / 5] (Valor em porcentagem a ser reduzido do dano).
Vit Def = Vit – 1 (Valor a ser subtraído do dano).

MDEF : Defesa contra ataques mágicos do seu Homunculus.

Fórmula : MDEF = [Level / 10] + [Int / 5]

FLEE
: Esquiva dos Homunculus. Lembrando que a esquiva deles é baseada em
esquiva de monstros, ou seja, não é redutível por nenhum tipo de Mob,
diferentemente da esquiva de players.
Fórmula : FLEE = Level + AGI

ASPD
: Outro estranho aspecto dos Homunculus. Este número não associa-se à
mesma ASPD de um Player que tenha o mesmo valor em número. A fórmula a
seguir não é absolutamente certa, mas aproxima-se. =3

Fórmula : ASPD = 200 - (Delay/10) + ( [4*Delay*AGI/1000] + [Delay*DEX/1000] ) / 10

Recuperação de SP : Não mencionada na Janela, mas pode ajudar. >.<
Fórmula : SP recuperado= [Int/6] + [SP/100]

Nota especial para Vanilmirth:
a) Antes de perder o bônus:
Igual a fórmula mencionada acima.
b) Depois de perder o bônus:
Min ATQ = For' + [For' / 10] ^ 2 + Dex
Max ATQ = For' + [For' / 10] ^ 2 + Max(For' + Level, Dex) + IC For bonus ( do 4 level 4 para o 5)
--- ( onde For' = For – Bônus do IC )

(Nota: Para entender o Bug do Mudar instrução vide Sessão Bugs)



A - Calculadoras

1 - Verificanto os stats do seu homunculus:

http://ww4.enjoy.ne.jp/%7Eto4/hom/hom.html

2 - Comparando com as médias das taxas evolutivas:

http://ro.doddlercon.com/homunstats/

B - AI (Inteligência Artificial)

1 - MirAI - Programação Facilitada de AI ~ Por Mew:

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/124017.aspx?PageIndex=1

2 - MirAI 1.2.2 + AddOns by Ellye - Configuração Facil ~ Por Ellye

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/198309.aspx?PageIndex=1

C - Guias

1 - Guia de Homunculus ~ por Konde10

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/p/49051/398632.aspx#398632

2 - Guia Completo - Criando seu Homunculus perfeito ~ Por Necronx

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/p/140923/1190201.aspx#1190201

3 - Vanilmirth - O Guia mestre

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/156758.aspx

4 - Lif - O Guia mestre

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/156756.aspx

5 - Filir - O Guia mestre

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/156755.aspx

6 - Amistr - O Guia Mestre

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/156753.aspx

7 - Poste seu Homunculus! ^^

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/140984.aspx



1 - Mudar Instrução. (Vanilmirth)


Trata-se de uma habilidade passiva onde o Vanil ganha +5Int/For. Porém
o bônus de For é bugado, quando você reloga ele some permanentemente. A
única maneira de usufruir do bônus é usar um ponto na habilidade ou
quando seu Homunculus upa um level, fazendo isso ela é ativada.
Aproveite para upar o máximo possível, pois quando
sair/relogar/teleportar o bônus some novamente. Assim sendo, com a
habilidade nível 5 e seu Homunculus nível 98, a última chance de usar
dos +5 For é quando evoluiu para o nível 99, depois de relogado
perde-se o bônus.

2 -
Filir na realidade não ganha nenhum tipo de bônus na sua esquiva com a
Habilidade “Vôo Acelerado”, mesmo o suposto bônus aparecendo na janela.

3 - Ao sair da tela do Alquimista eles ficam parados e não atacam ninguém até serem mortos ou vaporizados.

4 - Monstros preferem atacar o Homunculus primeiro do que o Alquimista, caso o monstro agressivo apareça próximo aos dois.

5 -
"Trocar de Lugar" do Amistr não troca o alvo do monstro. Eles apenas
trocam seus lugares porém os monstros irão correr atrás de quem
começaram a bater primeiro, seja o Homunculus ou o Alquimista. Isso, é
claro, se for um montro que não troca de alvo.

6 -
Homunculus não podem ser buffados, porém caso o alchie esteja com Agi
Up basta vaporizar e chamar o Homunculus em seguida para que ele
apareça com velocidade de Agi Up, ou a velocidade de movimento do
Alquimista caso ele esteja usando outros itens ou meios de aumentar a
sua.

7 - Vaporizando e
chamando o Homunculus em seguida corta-se o tempo de delay de qualquer
habilidade. Muito útil para as 4° Habilidades da Lif e do Amistr pois
tem um alto tempo de delay.

8 -
Eles podem usar habilidades suporte à distância, mesmo estando muito
fora da tela do Alquimista, e o efeito da Habilidade funciona nos dois,
como o Bater em Retirada da Lif, por exemplo.

9 - A
animação da habilidade “Cura Pelas Mãos”, da Lif, está bugada. Na
animação a Lif se cura, porém os pontos de HP recuperados vão para o
Alquimista, e não para ela. O gasto da Poção Vermelha Compacta está
normal.

10 - Filir está usando sua habilidade Pica-Pau à distância.

12 -
Quando se rologa / vaporiza / troca de mapa e o Homunculus está sob algum
efeito como cegueira / silêncio / petrificação / congelamento acontecem
diversos bugs em relação ao status do Homunculus, como por exemplo:
Caso você o vaporize silenciado, quando chamá-lo ele voltará silenciado
e pode permanecer nesse estado por um tempo maior que o normal, do
mesmo modo que ele pode aparecer com o sprite bugado, com cores
diferentes, petrificado/congelado, enfim. Para não sofrer as
consequências dos diversos bugs em relação aos status nunca é bom
vaporizá-lo sem que ele esteja em perfeitas condições.

13 - Há
relatos de diversos casos de Homunculus que foram trocados entre dois
Alquimistas. Quanto ambos morrem e voltam para o ponto de retorno,
chegam com um Homunculus que pertencia a outro Alquimista. Pelo que vi
a maioria dos casos foram resolvidos pelos GMs, porém outros deram
muita burocracia e problemas. Trata-se do atendimento da LUG perante os
Bugs. :p

14 - Alguns
raros casos, após deletar um Homunculus e fazer outro. O novo
Homunculus aparece com as mesmas habilidades do anterior. Exemplo: Um
Filir com Habilidades de Vanilmirth.




Com o Guia praticamente pronto, resolvi voltar na edição e adicionar
essa nova sessão. Gostaria de deixar claro que acho errado a Gravity
permitir o up AFK, e que graças a ele a popularidade da classe
Alquimista explodiu, tornando uma das, senão a classe mais "pop" e mais
fácil de upar, consequentemente a classe com maior número de noobs.
Também peço a todos que leiam o tópico de MirAI antes de qualquer coisa. :]

1) O que é o Up AFK?


AFK trata-se da sigla "Away from Keyboard" (Longe do teclado), e
significa que o jogador não está perto do computador para responder.
Ligado a isso, o AFKup surgiu como uma forma de evoluir seu personagem
bem parecida com o up convencional, matando monstros e afins com a
única diferença, e a principal, que neste up os jogadores não tem
necesidade de estar perto do PC. Com uma boa configuração de AI,
equipamentos específicos, seu Homunculus torna-se capaz de matar os
monstros sozinhos, usando suas habilidades automaticamente, bem como a
AI também faz com que o próprio Alquimista use habilidade
automaticamente, como Arremessar Poção, Lanças de Fogo/Gelo, Arremessar
Tomahawk ( com as armas que habilitam estas habilidades). Com um bom
respaw de monstros no mapa, o Alquimista e seu Homunculus, parados na
mesma célula, conseguem matar qualquer monstro que se aproxime,
conseguindo uma Exp por hora não muito alta, porém isso é aliviado pelo
fato do personagem poder ficar upando horas e horas seguidas. Os
AFKchemists são extremamente populares nos servidores de RO como classe
secundária, tornando uma das transclasses mais populares.

várias discussões sobre o AFKup, mas de fato a Gravity permite fazer
qualquer coisa que seja editável pela AI, logo o AFKup é permitido.
Outro fato que também causa intrigas a respeito do AFKup e dos
AFKchemists é o "Bum-Demográfico" que a classe teve. Após o episódio de
Lighthalzen/Noghaltz, a classe saiu de segunda transclasse mais rara
para o topo da lista das transclasses mais pops, consequentemente com o
maior número de pessoas que pegam nível alto sem saber nem metade das
Habilidades e funções do personagem.

2) Quais as vantagens e desvantagens do Up AFK?

As vantagens são poucas porém marcantes:



* O AFKup tem como suas principais vantagens o fato de não depender de Party para upar seu char.
* Poder sair de perto do PC e deixar seu AFKchemist upando.
* UP barato com pouquíssimo gasto de poções em leveis intermediários a altos.
* Equipamentos de fácil comércio, como Língua de Fogo, Alfange de Gelo e Tomahawk.




As desvantagens em número são maiores, mas muitos não dão importância:



* AFKchemists
não ganham Exp de Classe quando o Homunculus mata o monstro. Logo há
casos de Alquimistas que pegaram níveis ridículos como 9x/3x.
* O
fato de sair de perto do PC e abandonar seu char pode deixá-lo exposto
a qualquer tipo de problemas, como Galho Seco, Ress, KS. Que podem ser
um problema enorme em níveis mais altos.
* Upar
sem estar conversando com seus amigos e conhecendo lugares novos pode
parecer muito roleplay, mas de fato ir no cinema enquanto seu
personagem evoluiu sozinho não é o intuito do Ragnarök Online, com o
tempo qualquer um desanima do personagem. ;/
* A parte do mapa em que você está pode lotar de AFKchemists ou ficar com baixo respaw, diminuindo a Exp drasticamente.
* Não
há registros de formas de alimentação automática pela AI. Logo, seu
homunculus passará fome e perderá valiosos pontos de lealdade a cada
minuto longe da sua pessoa.

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

Mensagem por [ADM]Gigante em Sex Jul 17, 2009 11:35 pm

3) Como upar AFK?


Para upar AFK é bem simples, basta você ter uma AI programada para este
tipo de UP, e para o local onde pretende upar. Precisa também de um
estoque de poções calculado em cima do tempo que você ficará AFK, e
lembre de nunca ficar AFK com peso acima de 50% para eventuais Bugs.
Espero que todos já tenham lido o Guia de MirAI. =]

A - MirAI para AFKup



1 -
Começando com as opções de cima para baixo, deixe sempre "Sempre
Suportar", assim em qualquer situação seu Homunculus será curado.
Escolha a poção a ser arremessada, e o valor em % do HP do Homunculus
para que use a Habilidade.

2 -
As suas barras indicam o valor do HP do Homunculus, para atacar ou
esquivar-se, a de cima significa que acima daquele valor seu homunculus
irá atacar, a de baixo significa que abaixo daquele valor seu
homunculus irá voltar para perto de você. Deixe smepre um valor mais
baixo.
Agora seguindo os quadradinhos de opções, deixe o
primeiro marcado caso queira que seu Vanil/Filir apenas ataque com suas
Habilidades de longe, sem correr para perto do inimigo, ou desmarque
caso queira que eles andem para perto dele. É altamente recomendado
usar este recurso em Vanils e Filirs que estejam dando dano alto já com
suas Habilidades. Na maioria dos casos, é bom deixar esta opção
desmarcada para Lifs e Amistrs, caso não tenha um Tomahawk para "puxar"
o monstro antes.
Abaixo há o quadradinho "Cuidadoso". Deixe ele
marcado, pois assim caso soltem algum Galho Seco seu Homunculus não
atacará o monstro desconhecido, apenas irá reagir se o mesmo te atacar.
O terceiro quadradinho é bom para alquimistas Pure Potter, com baixa
resistência, pois caso um monstro ataque o Alquimista o Homunculus para
na hora e vai ajudá-lo. O quarto já é o inverso, o Homunculus ataca
todos seus inimigos primeiro para depois ir matar os que estão atacando
o Alquimista. Opção ideal para Homunculus em leveis mais baixos.

3 -
Esta opção fica a critério de cada um: com ela ativada monstros que
estejam andando ou que estejam seguindo outras pessoas não são
atacados, logo muitos monstros que ainda não foram atacados, mas estão
andando pelo mapa pegando loot como Zenorc, por exemplo, não são
atacados. Desativando, seu Homunculus está sujeito a dar alguns KS,
porém atacará muito mais monstros e mais rapidamente até.

4 -
Deixa sempre configurado para usar cavalo-de-pau e as habilidades de
armas automaticamente. É bom sempre deixar cavalo-de-pau apenas para 2
ou mais monstros, caso mobe, se estiver usando armas especiais. Caso
não, deixe cavalo-de-pau para alvo único também.




Na imagem deixei uma boa configuração para upar em Zenorc. Com o
"Full_power" seu Homunculus usará suas habilidades sempre que tiver SP,
e o delay também é bastante reduzido. =]

Não vi necessidade
de colocar as outras imagens, apenas deixe ligadas as habilidades
automáticas que pretende usar, e tome cuidado com a distância máxima do
Alquimista, para que o Homunculus não saia da tela.

B - Mapas para upar AFK


Segue os três principais mapas para AFKup, uma pequena informação sobre
os monstros, e um valor de esquiva ideal para cada mapa, para Vanils e
Filirs. O esquema de UP com Lifs e Amistr é muito dependente do nível e
da defesa, por isso não tenho dados precisos. ;x
Lembrando que
em outros mapas, em todas as hipóteses, o Alquimista upando Online ao
lado do seu Homunculus rende muito mais Exp, e mais diversão. :p

Orcsdun02 - Zenorc






Este mapa é indicado para Vanils, Filir e Amistr nível 40 ou superior,
para não ter um gasto de pots absurdo. Lifs sem MC só se dão bem aqui
em leveis mais altos, agora com MC pode vir até antes dos outros. Não é
um mapa de muitos segredos, e é onde concentra-se a maior parte dos
AFKchemists. Uso de Tomahawk e Lanças de Fogo/Gelo nesse mapa ajudam
muito. É o mapa com maior alvo de Galhos Secos, portanto, cuidado.
Indicado para Homunculus com 120 de esquiva ou superior.

Drainliar



HP - 1162
Exp Base - 431
Exp Classe - 176
Propriedade - Sombrio 2
Respaw - 20

Orc Arqueiro



HP - 7440
Exp Base - 1729
Exp Classe - 1787
Propriedade - Terra 1
Respaw - 5 a cada 30 minutos

Orc Esqueleto



HP - 2278
Exp Base - 315
Exp Classe - 194
Propriedade - Morto-Vivo 1
Respaw - 50

Zenorc



HP - 2585
Exp Base - 967
Exp Classe - 407
Propriedade - Sombrio 1
Respaw - 50

ChonChon de Aço



HP - 530
Exp Base - 109
Exp Classe - 71
Propriedade - Vento 1
Respaw - 20

alde_dun02 - HO da Torre


Mapa mais perigoso pela força dos monstros, mas com uma ótima Exp. Uso
de Lanças de Gelo é essencial. Cuidado com o Cavalo-de-pau para não
tirar os monstros do Homunculus e mobá-los em você.
Esquiva indicada para o mapa: 200 ou superior.



Grand Orc (HO)



HP - 6890
Exp Base - 3618
Exp Classe - 1639
Propriedade - Fogo 2
Respaw - 50

Arclouse



HP - 6075
Exp Base - 860
Exp Classe - 1000
Propriedade - Terra 2
Respaw - 20

Escaravelho



HP - 5562
Exp Base - 1826
Exp Classe - 1331
Propriedade - Fogo 1
Respaw - 20

Orc Arqueiro



HP - 7440
Exp Base - 1729
Exp Classe - 1787
Propriedade - Terra 1
Respaw - 20

ein_fild01 - Pungus




Mapa explorado por Homunculus de maior nivel, ainda não é muito bom
para UP pelo fato da má exploração do mapa, onde todos situam-se no
mesmo canto. Lanças de Fogo/Gelo, Tomahawk com Str e Cavalo-De-Pau são
bem vindos no mapa.
Esquiva indicada: 184

Pungus



HP - 7259
Exp Base - 3148
Exp Classe - 1871
Propriedade - Veneno 3
Respaw - 55

Punk



HP - 3620
Exp Base - 1699
Exp Classe - 1033
Propriedade - Vento 1
Respaw - 50

4) Qual o melhor Homunculus para ficar AFK?

Fiz um breve resumo sobre como sai cada Homunculus no AFKmode:

Vanilmirth




Vanilmirth é o melhor Homunculus e o mais indicado para o AFKup. Com
sua alta esquiva e boa Def, o Vanil consegue se esquivar e defender bem
mais rápido dos ataques dos monstros dos mapas pops de AFKup, como
orcsdun02 (Zenorc) desde o nível 50~60. Vanilmirth com boa Int começa a
da Instant Kill (matar com um hit) mais rápido que o Filir, bem como
enxe o SP mais rápido também. Desse modo o Vanil pode upar parado em
uma célula só dando Capricho quando surge um monstro na tela, por
exemplo, sem perder tempo correndo atrás dos monstros, e recuperando SP
mais rápido.

Filir





Filir é o segundo melhor Homunculus para o AFKup. Com alto poder de
Ataque e de Esquiva, o Filir pode começar a upar mais cedo em novos
mapas, por pegar a esquiva necessária primeiramente. Em níveis mais
altos começa a dar IK em Zenorcs, logo alguns jogadores optam por ligar
a opção "Não Mover-se" no MirAI. Seu baixo poder de Defesa e Cura por
Poções faz com que seja inviável o Up em mapas onde a esquiva
necessária ainda esteja muito baixa.

Amistr





Amistr é o Homunculus com pior poder de ataque, mas em compensação seu
poder Defensivo, graças à Vit e às habilidades, proporciona um up
barato e de baixo gasto de poções. Amistr combinado com um Alquimista
que tenha Tomahawk/Língua de Fogo/Alfange de Gelo upa muito bem desde
os primeiros níveis. Infelizmente, o Amistr não tem habilidades
ofensivas como Capricho e Pica-Pau, apenas sua 4° habilidade Desejo
Sangrento, que torna o Amistr ótimo para o Up Online, pois pode-se
cortar o delay da habilidade relogando ele. Upando AFK sofrerá com
delay de 15 minutos.

Lif





Lif sem dúvida é o pior Homunculus para se upar AFK. O Poder de ataque
da Lif é surpreendente, e seu Up com altíssima Def é fantástico. Porém,
tudo isso só é possível com a habilidade Esforço Mental da Lif ligada.
Sem ela, a Lif passa a ter um Ataque ridículo e uma Defesa baixa. Como a
habilidade tem um delay de 15 minutos, sua Lif só teria um up decente
a cada 15 minutos, logo nesse meio tempo ela voltaria a bater com
ataque baixo.
Existe uma AI feita pelo Teomante e Ellye para o
up AFK com a Lif. Nela o Alquimista começa a usar freneticamente
Ressuscitar Homunculus quando o HP da Lif está baixo, e isso vem a
acontecer quando acabar o efeito do Esforço Mental, onde o HP e SP da
Lif caem para 10. Com apenas esses 10 pontos de HP, sua Lif morrerá com
certeza para qualquer monstro do mapa, será ressuscitada pela AI e como
a Lif foi "relogada" corta-se o delay do Esforço Mental, e ela usa de
novo automaticamente. [Disponibilizarei o Link desta AI caso os donos
forneçam Sad ]

Onde Upar


Upar AFK não lhe dá boas chances de escolhas de mapas. A ausência de
mapas com as características ideais para semi-abandonar seu char deixam
uma pequena lista, onde eu enumerei a seguir.

01~15 - Esgotos nível 2 (Besouros Ladrão, Tarou, Esporo).
15~30 - Esgotos nível 3 (Besouro Ladrão Macho, Esporos Venenosos).
30~40 - orcsdun01 (Orz Zumbi).
40~85 - orcsdun02 (Zenorc).
85~99 - orcsdun02 (Zenorc) ou alde_dun02 (Grand Orc).

Eu
aconselho a upar seu Homunculus tancando Metalings para ela até o level
35~50, e ir direto para os Orcs Zumbis ou Zenorcs para aí sim poder
AFKar.

5) Galho Seco é permitido? Como se livrar deles?


De acordo com as próprias regras da Lug e da Gravity, usar o item Galho
Seco em qualquer situação é legal e totalmente permitido. E como os
monstros que saem dos galhos são todos agressivos, boa parte dos
AFKchemists morrem quando resolvem soltar galho seco no mapa. Não há
nada a ser feito para ficar 100% seguro dos galhos secos soltos nos
principais mapas dominados pelos AFKchemists, mas algumas medidas
preventivas podem ser tomadas:

Uso da Carta Antônio


A Carta Antônio faz com que o personagem teleporte caso for atacado,
com uma pequena chance. Isso pode ser muito útil para tirar seu
personagem da parte do mapa que foi infestada pelos monstros, mas pode
falhar caso um simples Drainliar te ataque e você vá parar em algum
lugar já lotado. Não é 100% efetiva pois, certos monstros podem te
matar antes da Carta pensar em funcionar. ;/

Uso da Carta Druida Maligno


Esta carta faz com que a armadura seja encantada com a propriedade
Morto-Vivo, deste modo caso o personagem for morto ele não poderá ser
ressuscitado. Assim evitando inúmeros Ress e a perca de 1% de Exp a
cada morte.
Ressuscitar players mortos não é ilegal. Alguns
jogadores confundem essa prática com resskill, porém resskill é algo
que se aproxima mais com ganhar Ress de um sumo inimigo, em plena GD,
enquanto um Arquimago usa nevasca e cima de você. De fato, o AFKchemist
não volta para o ponto de retorno ao morrer porque largou o char upando
por conta própria, não adianta reclamar que zeraram a xp depois. ;D

6) Como alimentar o Homunculus automaticamente pela AI?


Esta pergunta é a grande dúvida dos Alquimista, tirando o trono de
"Como transmutar Chumbo em Ouro". Deixando o RP de lado, alimentar o
Homunculus AFK é a questão mais polêmica dos AFKchemists. Alguns que
entendem bastante de AI dizem que é impossível fazer isto, outros dizem
que é possível e fazem. O fato é que através do OpenKore, o bot mais
popular do bRO, o Homunculus sim é alimentado automaticamente. Mas para
usar deste Bot o usuário quebra as regras da Gravity, pois é um
programa terceiro que habilita o login sem ser pelo Client do Ragnarok
fornecido pela Lug. Creio que, se os mesmos que disseram ser possível
não divulgaram, tratam-se de botters que querem aparecer. Reparem nos
points dos principais clãs em prontera e Aldebaran, e verão diversos
AFKchemists com seus Homunculus, principalmente Lifs, sentados o dia
todinho sem sair do lugar, e a cada 10~20 minutos aparece o balãozinho
"/lala" no Homunculus.


Retirado do site da Levelup

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Re: [Homunculus] Entendendo sobre Homunculus !

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